Pesquisa de anatomia 2
VASCULARIZAÇÃO DO MEMBRO INFERIOR
ARTÉRIAS
1)Artéria Femoral
É a continuidade da Artéria Ilíaca externa, abaixo do ligamento inguinal.No terço proximal da coxa é superficial no Trígono Femoral, que está localizado na face anterior proximal da coxa e que contém os vasos e nervos femorais.Seu limite lateral é o músculo sartório, medialmente o músculo adutor longo e superiormente o ligamento inguinal.Seu teto é forrado pela fáscia lata e o assoalho pelos músculos iliopsoas, pectíneo e adutor longo.No terço médio da coxa a artéria femoral se localiza profundamente no canal adutor para passar a se chamar Artéria poplítea. O principal ramo da artéria femoral é a artéria femoral profunda.
Canal adutor: é um túnel fascial no terço médio da coxa, estendendo-se do ápice do trígono femoral ate o forame do adutor magno, estando limitado ântero-lateralmente pelo vasto medial e posteriormente pelos adutores longo e magno, contendo em seu interior a artéria e veia femoral e o nervo safeno.
Artéria Femoral Profunda: Origina-se na porção lateral e posterior da artéria femoral, 2 a 5cm abaixo do ligamento inguinal.Inicialmente situa-se lateralmente à femoral e em seguida corre posterior a ela e à veia femoral, para a face medial do fêmur.Passa distalmente por trás do adutor longo terminando no terço distal da coxa.
Seus principais ramos são: Artéria Circunflexa Lateral do Fêmur, Artéria Circunflexa Medial do Fêmur, Artéria Perfurante.
2)Artéria Poplítea
É a continuação da artéria femoral na altura do canal adutor continuando distalmente na fossa poplítea para se dividir na altura da borda inferior do músculo poplíteo em Artéria Tibial anterior e Artéria Tibial posterior.
Fossa Poplítea: é um espaço em forma de losango na região posterior do joelho, limitada lateralmente pelo músculo bíceps femoral na parte superior e pelo plantar e pela cabeça lateral do gastrocnêmios na parte inferior.Medialmente é limitada superiormente