Pesquisa científica em direito
Em 1989, 16 institutos de pesquisa em Biotecnologia de diversos países começaram a desvendar a cadeia genética do homem, sob o patrocínio do governo americano, no que se convencionou chamar de projeto genoma, que consiste na identificação do código genético do homem. Na semana passada os pesquisadores concluíram o rascunho da cadeia genética, faltando agora preencher os claros restantes. Ao decifrar o código genético, a indústria farmacêutica poderá produzir medicamentos mais específicos para cada fraqueza do organismo e a Medicina poderá se tornará mais personalizada.
Pesquisa da Universidade de Ulm, na Alemanha, concluiu que homens e mulheres ativam regiões distintas do cérebro para se localizarem espacialmente e que os homens levam 2 minutos e 22 segundos para conseguirem se localizar, enquanto que as mulheres gastam 3 minutos e 16 segundos.
No Brasil, na década de 90, pesquisadores do Instituto Paulista de Tecnologia começaram a estudar a utilização da cana-de-açúcar como matéria-prima para a fabricação de um plástico que é biodegradável no período de um ano aproximadamente. O processo usa bactérias que consomem o açúcar da cana e o transforma em poliéster, que depois é retirado daqueles organismos, produzindo o bioplático.
Também no Brasil, uma universidade pesquisou o farelo da borracha e concluiu que é possível e viável usá-lo na produção de tijolos, diminuindo consideravelmente o custo da construção. Pesquisa psicológica em ratos demonstrou que seu comportamento pode ser condicionado por estímulos externos, como a obtenção de queijo após a realização de uma tarefa, como pressionar determinada alavanca. No mesmo campo da Psicologia, descobriu-se que a estimulação elétrica do hipotálamo lateral provoca a necessidade de comer sem parar.
Pesquisas iniciadas em 1953 demonstraram que durante os sonhos os olhos se mexem e quanto mais o fazem mais vívidos e numerosos são os sonhos.