Pesquisa cientifica e o teatro . Unidade 1
O conhecimento científico avança com regularidade. Parte do conhecimento sobre as propriedades medicinais da flora brasileira é resultado da ação de cientistas que se dirigem às comunidades tradicionais para identificar plantas e ervas usadas nos remédios caseiros. As pessoas que compartilham com os cientistas a localização dessas plantas e ervas, reúnem saberes que são transmitidos por oralidade e por repetição por gerações. Elas indicam aos cientistas aonde ir, o que coletar, quando e como. Apesar desse conhecimento essas pessoas não alcançam o mesmo tipo de reconhecimento social que os cientistas.
Na sua área de formação (curso ao qual está matriculado ou na grande área no qual se inscreve) é possível identificar uma experiência como a relatada acima? Identifique um exemplo de conhecimento científico que teve como ponto de partida o conhecimento comum e relate-o.
Dentro do conceito do conhecimento no senso comum, faço um palarelo com um ensaio numa aula de interpretação no teatro.
Quando nos é dado um exercicio para realizar, temos em mente o objetivo dessa cena, porém a trajetória para chegar nesse objetivo é dada de forma livre e espontanea. O professor que vê de fora essa cena se realizando pode ir nos dando ferramentas que facilitem, ou torne mais complexo a realização dessa cena. O que esse professor diz, não realizado exatamente da forma como ele imaginou, mas pelo senso comum ,que nesse caso age como uma balança entre o que é dito e o que é feito em cena, está em ação dentro do teatro.
Da experiencia que ja tenho dentro do teatro, percebo que os exercicios quando realizados com espontaniedade tem um resultado mais interessante, pois no teatro , buscamos realizar as cenas com verdade, com ações coerentes com a situação e o personagem, e sendo assim, o que é espontaneo está mais proximo disso, facilita a leitura do publico de acordo com