Pesquisa Bibliogr Fica
Disciplina: Metodologia Científica
Nome: Maria José Rodrigues da Silva
Semestre: 2° semestre
Título do Trabalho: Pesquisa Bibliográfica
Assunto: O CONVÍVIO FAMILIAR DO IDOSO COM TRANSTORNO MENTAL
Fontes bibliográficas:
ABEC-Faculdades Unidas do Vale do Araguaia- Elaborando Trabalhos Científicos-Normas para Apresentação e Elaboração Univar-Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.Barra do Garças (MT).Editora ABEC 3ª reimpressão.
BISNETO, Jose Augusto. Analise Institucional do Serviço Social em Saúde mental. Tese Doutorado na Escola de Serviço Social UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.
__________. Serviço Social e Saúde Mental: Uma analise Institucional da Pratica 2. ed; São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL, Lei nº 10.708, de 31.07. 2003. Institui o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.708.htm. Acesso em 01.05.2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 25ª ed., São Paulo, Saraiva, 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS. Os Centros de Atenção Psicossocial Departamentos de Ações Programáticas Estratégias. Brasília- DF, 2004.
Objetivo compreender o significado do transtorno mental no convívio familiar. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um Centro de Atenção Psicossocial. Realidade vivenciada pelo idoso portador de transtorno mental e o trabalho realizado junto a sua família, cuja intervenção do assistente social deve estar em conjunto com as necessidades dos usuários, de forma a proporcionar autonomia, a emancipação dos indivíduos sociais na democracia e na luta pela efetivação dos direitos. Entretanto, felizmente ou infelizmente a fórmula exata de atuação não existe, mas as possibilidades de transformações mencionadas por vezes, dependerão em grande parte do perfil do profissional, pois ainda