Pesquisa ação
A pesquisa ção foi pensada inicialmente pelo psicologo Kurt lewin na década de quarenta, nos Estados Unidos. Desenvolveu pesquisa ação na tentativa de dar solução alguns problemas levantados na sua época como problemas sociais e a necessidade de pesquisa, fez isso pois nem sempre a pesquisa pode ser levada para os laboratórios e foi nos anos quarenta que Kurt Lewim realizou um experiemento para verificar até que ponto o ambiente social influenciava os comportamentos das pessoas. Ele montou um acampamento de Férias e separou meninos em 3 grupos diferentes, o primeiro, tinha um líder autoritário e severo, o grupo 2, recebeu como lider uma pessoa que mal estava com eles, deixando que os meninos fizessem o que queriam. O grupo 3 recebeu como lider alguem que os ouvia, dava atenção e tinha uma liderança participativa.
No final de dois meses, as crianças do grupo 1 estavam agressivas, viviam mal-humoradas. Eram obedientes, mas apenas quando o lider estava presente, quando estavam sozinhos, tramavam contra o lider. As crianças do grupo 2, não faziam suas tarefas, viviam entediadas, demonstravam preguiça e reclamavam do cancaço. As crianças do grupo 3, faziam suas tarefas, com mais eficácia e criatividade e se divertiam mais no acampamento.
A intenção, não era copiar qual estilo de liderança era o melhor, mas qual influencia da liderança nos grupos e nas pessoas. De acordo com o Lewim, o comportamento dos índivíduos são influenciados e as inter relações que ali são estabelecidas podem ser afetadas de acordo com o grupo em que se convive.Foi lewim que tb criou a dinamica de grupo.
Pesquisa Participante
Toda pesquisa-ação possui um caráter participativo, pelo fato de promover ampla interação entre pesquisadores e membros representativos da situação investigada. Nela existe vontade de ação planejada sobre os problemas detectados na fase investigada”