Currículo
Primeiramente precisamos nos cercar de que temos a experiência ao cargo que desejamos, não é possível que um candidato se inscreva em uma vaga ao qual não se tem o perfil desejado. Bom senso e discernimento será fundamental neste momento. Sabemos que o mercado está difícil, e não é por isso que iremos nos candidatar a uma vaga que não se enquadre ao nosso perfil profissional, salvo se a empresa em seu anúncio colocar ("sem experiência").
Em nosso currículo, nossa vida profissional precisa ser contada de forma simples, clara e objetiva, afinal nennhum recrutador que ler histórias, mas sim ir de direto ao ponto em que interessa. Quanto mais limpo e objetivo for seu currículo, mais chances terá de atrair o selecionador. Evite colocar informações desnecessárias como números de documentos, nos dias de hoje não sabemos em que mãos nossas informações estão indo, por isso certifique-se antes as informações da empresa e verifique se é confiável. Posteriormente essas informações serão preenchidas na solicitação de emprego quando for chamado para uma seleção. (Nome, Idade, se é solteiro ou casado e etc, CNH e Registro do Conselho caso possua, Endereço, telefone e e-mail) São informações básicas de nosso cabeçalho curricular.
O Objetivo ao qual deseja alcançar na organização deve estar alinhado as suas experiências anteriores. É de suma importância que essa etapa seja preenchida adequadamente, é por ali que o selecionador irá orientar-se para futuros contatos e também se suas experiência anteriores se enquadram com a necessidade da empresa.
Após esse conceito, descreva sua formação acadêmica, não é preciso colocar desde seu ensino fundamental, ou seja se colocar o ensino médio significa que passou pelas etapas anteriores e vice-versa. Especificar se está conlcuído ou em andamento e seu prazo de