Nautico
Fundado por dois grupos de remadores recifenses em 1898 como Club Náutico do Recife, tem como data de fundação oficial 7 de abril de 1901 (data da primeira ata da agremiação) e teve seu primeiro time de futebol em 1905, formado por ingleses e alemães.
As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o vermelho e branco. Seus torcedores são conhecidos como alvirrubros.
O Náutico é atualmente o clube mais moderno do Norte-Nordeste, contando com estruturas grandiosas, tais como a Itaipava Arena Pernambuco e o CT Wilson Campos, hoje o glorioso Timbu é um time de referencia no que diz respeito a conexão entre estruturas modernas como nos moldes da Europa e o estilo clássico do futebol brasileiro.
Um dos mais antigos e tradicionais clubes do Brasil, é o mais antigo do seu estado e detém a terceira maior torcida de Pernambuco e a sexta maior do Nordeste.2
É o clube mais valioso de Pernambuco, de acordo com estudo da Pluri Consultoria em 2013. É considerado o clube das colônias inglesa e alemã da cidade, daí o fato de o Náutico ficar conhecido primeiramente como "clube dos ricos" e "clube aristocrático", o que até hoje se manifesta pelo fato de ter a grande maioria da elite econômica-social do estado como parte importante de sua torcida.
Não obstante, com os títulos e glórias conquistados a partir dos anos 1960, considerada a década de ouro do clube, o Náutico começou a receber adesão cada vez mais forte das classes populares do Recife e do estado, tendo hoje uma torcida bastante popular e diversificada.
Foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, em 1967, e semifinalista em 1961, 1965, 1966 e 1968. Foi um dos dois representantes do Brasil na Copa Libertadores da América de 1968, junto com o Palmeiras.
Detém seis títulos regionais - é tricampeão do Norte-Nordeste (1965, 1966 e 1967) e