pespectiva
Podemos entender como Obra de Arte tudo aquilo que tem uma manifestação artística como o Belo, a representação de um objeto, pinturas, poemas, arquitetura ou somente um texto seja ele religioso ou musical.
Seu processo de montagem depende do emprego da linguagem, transposição do real, sentimento do autor, a forma como ele quer representar o mundo ou apenas um objeto como escultura.
Com resultado deste processo temos como veiculo de propagação o Conhecimento Cultural. Que começou no período pré-histórico com as pinturas rupestres tendo suas manifestações artísticas no período paleolítico (30.000 a.C., aproximadamente).
Com isso, todo o conhecimento que adquirimos vem através da escrita de livros, com as pesquisas de Antropólogos e historiadores.
Com todo este processo que viemos a ter desde muitos séculos atrás, não podemos deixar de citar a Religião como uma forte influencia para o desenvolvimento cultural e as mudanças das civilizações sofridas ao longo de tantos séculos, mas a grandeza estética tornou-se alvo principal para os artistas da época tais como os Gregos e Egípcios que marcaram a civilização ocidental.
Na Arte Antiga, (c. 3000-300 a.C.) o Egito e a Mesopotâmia viveram as primeiras civilizações com grandes estruturas feitas por atistas/artesão com maiores detalhes. Grandes obras de arte como: O Templo Egipcio em Filas e o Relevo em ouro e esmaltes do tesouro de Tutancâmon.
Estes elementos culturais vieram a ter mais técnicas e cores no Imperio Cristão com construções de igrejas, imagens religiosas, mosaicos, cenas de cristo e profetas. Uma das obras que pode representar essas características
Imagem do Cristo pantocrator na parede da galeria superior sul, realizada no século XII que está na Basilica de Santa Sofia em Constantinopla.
Já na idade Média a arquitetura e a religião aplicam