Pespectivas da Geografia
“A Geografia Humanística reflete sobre os fenômenos geográficos com o propósito de alcançar melhor entendimento do homem e de sua condição. A Geografia Humanística não é, desse modo, uma ciência da terra em seu objetivo final. Ela se entrosa com as Humanidades e Ciências Sociais no sentido de que todas compartilham a esperança de prover uma visão precisa do mundo humano [...]A Geografia Humanística procura um entendimento do mundo humano através do estudo; das relações das pessoas com a natureza, do seu comportamento geográfico bem como dos seus sentimentos e idéias a respeito do espaço e do lugar”. (p.143)
HUMANISMO
“O uso histórico, então, permite-nos definir o humanismo como uma visão ampla do que a pessoa humana é e do que ela pode fazer. Uma visão restritiva ainda existe. Nas universidades é a ciência dogmática ao invés da religião que agora tende a circunscrever a linguagem apropriada das dissertações concernentes ao homem. Os humanistas surpreendem-se com esta inversão dos fatos, onde, o antes liberador torna-se agora censor. O humanismo luta por uma visão mais abrangente. Os pensadores da Renascença, como Erasmo e Sir Thomas More, não negavam a doutrina religiosa; eles a achavam insuficiente. O humanista hoje não nega as perspectivas cientificas sobre o homem; trabalha sobre elas”. (p.144)
PERSPECTIVA HUMANISTICA “Qual é a perspectiva humanística? De que maneira a concepção humanística do homem é mais compreensiva do que a da ciência? Uma resposta é sugerida verificando as disciplinas acadêmicas que agora estão no cerne das humanidades. Tais disciplinas são História, Literatura, Artes e Filosofia... Os eventos humanos diferem em caráter e finalidade, mas são similares quando mostram a capacidade humana de iniciar, isto é, de começar novamente... A perspectiva humanista focaliza-se sobre as atividades e os seus