Introdução a Filosofia
R: É a capacidade de julgar, discernir de forma correta, sem o uso de pré-conceitos ou pré-julgamentos. É examinar, avaliar com detalhes uma idéia, um valor ou um comportamento.
2) Quando passamos da atitude costumeira para a atitude filosófica?
R: Quando passamos a ter um pensar sobre o pensar, quando abandonamos nossas certezas cotidianas e indagamos a realidade e a estrutura desse pensamento. Quando passamos a perguntar; “o que é?”, “como é”?”e” porque é?”“.
3) O que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?
R: É nesses momentos (no pensamento, na linguagem e na ação) críticos que se manifesta a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e da prática..
4) Porque se pergunta “Para que a Filosofia”?
R: “A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece qual e tal”
5) O que é e como é a reflexão filosófica?
R: A reflexão filosofia é o movimento pelo qual o pensamento volta-se a si mesmo interrogando a si mesmo, é considerada radical porque ao se voltar para si mesmo indaga o próprio pensamento.
6) O que é e como é a reflexão filosófica?
R: A reflexão filosófica é a retomada ao ponto de partida é o movimento de volta a fonte do pensamento pensado.
7) Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?
R: Qual o motivo? “porque pensamos o que pensamos” Qual o conceito? “o que queremos pensar quando pensamos” Qual a intenção? “para que pensamos o que pensamos”
8) Explique o que é a filosofia como saber a respeito da realidade externa ao pensamento e acerca da realidade interna aos seres humanos.
R: É o ato de pensar os fatos que acontecem no mundo em que vivemos. O filosofo tem o poder de pensar e também terá de criticar ainda os conceitos e os valores dos outros a partir dai o que foi pensado é analisado, criticado e