PESOS E MEDIDAS
Pesos e Medidas
Calendário
Trabalho apresentado na disciplina de História, para obtenção de nota parcial do 1º trimestre.
Professor: NELSON.
Aluna: Carlyle Ariádnes de Moura.
Turma: 1º E.
Turno: manhã.
Matéria: História.
Curitiba, 27 de Fevereiro de 2013.
Introdução:
Na presente pesquisa abordaremos dois temas muito importantes, que têm relação direta com a evolução do ser humano, desde os povos antigos até a modernidade, ou seja, a instituição de pesos e medidas (formas de medição) e o calendário (como forma de medição do tempo).
Desenvolvimento:
Pesos:
Desde a pré-história e a antiguidade, o homem sempre teve necessidade de pesar objetos e produtos, para poder comparar os produtos a serem trocados, na forma primordial de comércio, os escambos.
Primordialmente, o homem comparava dois corpos equilibrando-os um em cada mão. Então surgiu o primeiro instrumento para efetuar comparações, ou seja, uma vara suspensa no meio por uma corda, onde os objetos eram pendurados nas extremidades e havendo equilíbrio, dizia-se que possuíam o mesmo peso.
Através do comércio e da conquista, os pesos e medidas eram levados para outras civilizações, fazendo com que estas unidades se tornassem conhecidas e utilizadas em vários povos. Na Idade Média, prevaleceu às unidades de pesos e medidas romanas, que as levaram para a Europa, oeste da Ásia e África. Porém eram necessárias medidas mais precisas para certas atividades, como no caso das grandes construções antigas. Os povos antigos adotavam padrões de pesos e medidas diferentes, em cada região ou povoado. Mas, parece que nenhum padrão foi criado a nível nacional. Ricardo I determinou unidades para comprimento, eram de ferro e foram mantidas em várias regiões da Inglaterra, por autoridades regionais para comprovar se a medida estava correta. Nesta época surgiram a jarda e o galão, ainda utilizados na atualidade, nos países de língua inglesa.