Pesca Predatória
2014
Introdução
A pesca é uma atividade que sempre esteve presente na história da humanidade como fonte de subsistência, e um valor sócio – econômico.Apesar de a pesca ser uma prática mais antiga e importante utilizada pelo homem, não foi suficiente para evitar a exploração de forma predatória, é com isso que estoques pesqueiros estão entrando em colapso e arriscando todo o ecossistema marinho.
Para o desenvolvimento sustentável da pesca faz- se necessário um estudo sobre a mesma, para obter um conhecimento aprofundado do ambiente explorado como os tipos de pescas existentes, como ocorre as fiscalizações, como minimizar os impactos e as punições para tais fins.
A Pesca
Lei 11959/09 art 2° :
III - Toda operação, ação ou ato tendente a extrair,colher,apanhar, apreender, ou capturar recursos pesqueiros Tipos
1.
Pesca Industrial
Fonte : http://www.prof2000.pt/
Pesca artesanal
Benefícios da pesca
Enorme
potencial no mercado nacional e internacional gerando emprego e renda( em torno de
800.000 no Brasil);
Pelo interesse cultural e turístico onde varias regiões
do pais sé expressam pela pesca;
São
responsáveis diretos pela a saúde na alimentação sendo uma das principais fontes de alimentação de proteínas animais;
Pesca predatória
O que é?
Pesca predatória é aquela que retira do meio ambiente, mais do que ele consegue repor de maneira natural, diminuindo a população de peixes e mesmo de plantas do ecossistema.
Pesca pro arrastão
Para esse tipo de pesca são utilizadas grades redes que quando puxada por entre dois barcos de pesca, varrem o fundo do mar. Essa prática é de grande impacto pois essa rede desfaz o habitat da biodiversidade marinha e carrega consigo um grande numero de substratos, das quais muitas serão desprezadas por não terem nenhum valor comercial.
Pesca com rede de malha fina
A utilização dessa redes menores que a permitidas tornam- se um dos