Pes - desmarcações
O futebol é simples quando bem praticado. Esta é a ordem máxima do desporto rei. O pensamento táctico, precisão do passe e do remate, posicionamento, arranque, impulsão, “malandrice”, simulações, jogadas estudadas, força, empenho, dedicação, trabalho, coração, garra! Se um jogador de futebol viesse dum caldeirão, estas seriam as poções a utilizar. O que procuro hoje não é a formação do melhor jogador de sempre que a humanidade alguma vez viu mas sim a arte da desmarcação.
Passe e desmarca é tão fácil como contar 1,2. Saber para onde correr e colocar a bola no sítio certo é que pode ser mais complicado. Que tal o desmarca e passa? É nesta filosofia que o futebol moderno do pes procura desenvolver-se. É isto que obriga os jogadores a terem 4 mãos para jogarem na perfeição e retirarem o máximo das potencialidades da saga. Desmarcações em vão frustram e cansam o jogador. Outras desmarcações simplesmente dão grandes jogadas e o golo. Porém nem sempre vemos a desmarcação por falta de visão de jogo ou porque temos algo em mente diferente sobre a forma de chegar ao golo. Pode não ser a decisão mais acertada mas isso já faz parte do encanto do próprio jogo.
O L1+x parece cada vez menos útil para as várias situações de jogo e os jogadores parecem cada vez menos “inteligentes” sobre a forma como deviam desmarcar e encarar as várias situações de jogo. Recomendo a fazer o tutorial de forma a retirarem o máximo possível do L1+x. Irão poder verificar o quão útil e a diferença que pode fazer. Isso não significa que vos vai salvar a vida porque o futebol não é só L1+x, envolve muito mais que isso.
[font=Geneva][size=medium][b]É aqui que entra o famoso R3![/b][/size][/font]
A sua forma de funcionamento é através do clique no botão R3 (analógico direito) e apontar para o respectivo jogador dentro do campo que querem controlar ou desmarcar.
Há a opção de colocar assistido ou manual.