Períodos históricos da dança
Período Medieval
Dança de salão ou de corte : artistas mambembes se apresentavam em feiras, no limite dos castelos ou em pequenos aldeamentos. Como viajavam muito, conheciam muitas danças diferentes. Nos séculos 8 e 9 se espalhou na Europa a dança como parte da liturgia. Até o século
16, quando o Concílio de Trento proibiu a dança em igrejas e cemitérios com ameaça de excomunhão para os desobedientes. Dança curativa (entre os séculos 11 e 12): em honra ao apóstolo João, Santo Antônio,virgem Maria e São Vito. Dança macabra (também entre os séculos 11 e 12): representava a insanidade causada pelo pecado e revelava o pavor do homem diante da morte. Dança erudita: veio com a reinvenção da dança, no século 13, com o apoio da métrica da música e poesia. Foi necessário o aperfeiçoamento dos dançarinos.
Período Renascentista
Dança momo: tornou-se espetáculo quando passou a ser utilizado como atração entre pratos de um banquete.
Período Barroco
Dança minueto: surgiu no século17 e desenvolvia-se ao som de música em compasso ternário.
Período Clássico
A dança evoluiu em direção a uma maior fluidez dos gestos, opondo expressão dos sentimentos pessoais aos gestos rigidamente codificados. Os famosos balés La Sylphide e Giselle são característicos desta época.
Período Romântico
O balé de ação é transformada em super-revista dançada, isto transformaria o balé em um super espetáculo. Como exemplo temos “O casamento de Aurora”.
Período Moderno
Os russo apresentam um trabalho técnico de primeira ordem e temos a participação de importantes compositores que levam o balé ao seu auge, exemplo disto O quebra-nozes. O período moderno surge com o intuito de buscar novas formas de expressão por meio da dança. A dança de Cunningham fundamenta-se em movimento sem finalidade específica, aparentemente natural