HISTORIA DA DANÇA POR PERÍODO HISTORICO
1141144
HISTORIA DA DANÇA
POR PERÍODO HISTORICO
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 1º ano do Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de DANÇA PARA EDUCADORES sob a orientação da Professora: Auricélia Maria Simões dos Santos Pereira.
SÃO PAULO / SP
2014
Período Medieval
Foi na Idade Media que a dança começou a evoluir. Antigamente a dança era algo sagrado e logo passou a ser um rito tribal em honra aos deuses, e como a Igreja Católica Medieval era contra outras crenças, passou a proibir este tipo de dança. Então a única dança que passou a evoluir, foi a dança recreativa, que, mesmo não sendo proibida era mal vista pelas autoridades eclesiásticas, pois era realizada como uma manifestação da espontaneidade individual. Assim nota-se que, apesar de estar incluída nas comemorações católicas, a dança não foi integrada à liturgia católica.
Isso fica notável no ano 774, com o decretal do papa Zacarias “Contra os movimentos indecentes da dança ou da carola”; ou com o decreto do concílio de Avignon, que dizia que “Durante a vigília dos Santos, não deve haver nas igrejas espetáculos de dança ou carolas”. Mesmo com as proibições há provas de que pessoas dançavam em comemorações e em festas, danças como a Carola, uma dança de roda e o Tripudium uma dança em três tempos, na qual os participantes não se tocavam e eram danças ao som de cantos Gregorianos, e ritmadas com tambores e tamborins.
No século XIV, conhecido como “o século negro”, século onde se ocorreu a Guerra dos Cem Anos, onde se teve uma das piores colheitas da Era Medieval e da crise da Igreja, a dança seguiu sua evolução, refinando suas formas variando seu ritmo e simbolizando a morte mais brutal. Esse período é marcado pela peste negra e outras doenças epidêmicas que devastavam a Europa, causando muitas mortes. O povo, desesperado, dançava freneticamente para espantar a morte. Essa