Períodos da filosofia
PESQUISA DE FILOSOFIA
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC PARQUE SANTO ANTONIO
SÃO PAULO
2013
PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO
O período pré-socrático teve inicio por volta do século VI a.C., quando apareceram os primeiros filósofos. É também chamado de período Cosmológico, já que a grande preocupação desse período era entender e explicar o cosmo. Os pensadores deste período eram de várias cidades ou de colônias gregas. Nenhum era de Atenas.
Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nasceu por volta de 640 a.C. Realizou uma estadia na cidade do Egito, estudando astronomia e geometria. Quando voltou para sua cidade, abandonou os negócios e sua vida pública, dedicando-se totalmente as especulações filosóficas, as observações astronômicas e matemáticas. Fundou a mais antiga escola filosófica que se conhece, a Escola Jónica. Sua fama estendeu-se graças a uma previsão de um eclipse solar usando uma das tábuas compostas pelos Caldeus.
Heráclito de Éfeso nasceu por volta de 540 a.C. O Mundo para ele é um fluxo permanente em que nada permanece idêntico a si mesmo. Como por exemplo, quando disse que não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, pois as águas não serão mais as mesmas, o vento não seria mais o mesmo, o dia não seria mais o mesmo e àquela hora jamais poderia voltar, pois tudo flui tudo se modifica.
Demócrito de Abdera nasceu por volta de 460 a.C. Grande parte de sua obra tinha como principal tema a ética. Possui grande fama pelo fato de ter sido o maior expoente do atomismo, onde se acreditava que tudo que existe é composto por átomos. Também avançou o conceito de um universo finito, onde existem outros mundos assim como o nosso.
Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego que nasceu por volta de 571 a.C. Pitágoras provou que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, o que hoje é conhecido como “teorema de Pitágoras”. A palavra matemática foi criada por Pitágoras, concebendo como um