Período Pré-Socrático e Período Socrático
A filosofia é dividida em quatro grandes períodos responsáveis pelo seu desenvolvimento e transformação ao longo dos anos: Período pré-socrático, socrático, sistemático e período helenístico. Dois desses períodos são referentes ao reinado do filósofo grego, Sócrates de Atenas. São eles: Período Pré-Socrático e Período-Socrático.
Período Pré-socrático: Corresponde ao final do século VII e todo o século V, a.C., quando os filósofos se preocupavam em explicar a origem do mundo e as coisas que à ele pertence. Época em que a filosofia tomou como objeto de estudo o ser humano, tentando responder as respectivas perguntas: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”.
Período Socrático: Período correspondente ao final do século V e todo o século IV a.C. Momento do surgimento da democracia, onde garantia a todos o direito de expor sua opinião sobre as decisões que o governo deveria tomar para a melhoria de uma determinada população; Foi o reconhecido da participação do cidadão ao governo. Todos estes movimentos foram importantes para a filosofia, pois eles serviram como base para a formação do pensamento filosófico moderno. Foi a partir deles que o mito foi deixado de lado adotando-se assim um pensamento mais lógico e claro, o da filosofia.