compras
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do processo de avaliação dentro das organizações, que como será apresentado é hoje uma das melhores ferramentas para se atingir os objetivos organizacionais. Apresentaremos os diferentes métodos de avaliação de desempenho abordando as suas vantagens e desvantagens, para em fim sugerir aos gerentes de linha, a mais adequada e que trará maior vantagem para a organização.
QUAL O FOCO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO?
A avaliação do desempenho pode focar o cargo ocupado pela pessoa ou as competências que esta oferece a organização como contribuição ao processo organizacional.
POR QUE AVALIAR O DESEMPENHO?
Toda pessoa precisa receber a retroação a respeito de seu desempenho para saber como está fazendo o seu trabalho e fazer as devidas correções. Sem essa retroação, as pessoas caminham às cegas. Também a organização precisa saber como as pessoas desempenham as atividades para ter uma idéia de suas potencialidades. Assim a avaliação de desempenho deve proporcionar para a organização e para as pessoas. Para tanto, ela precisa atender às seguintes linhas básicas:
1. A avaliação deve cobrir não somente o desempenho atual nas atividades, mas também o alcance de metas e objetivos. Desempenho e objetivos devem ser tópicos inseparáveis da avaliação do desempenho.
2. A avaliação deve enfatizar o colaborador no cargo e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais.
3. A avaliação deve ser aceita por ambas as partes: avaliador e avaliado. Ambos devem estar de acordo que a avaliação deve trazer algum benefício para a organização e para o colaborador.
4. A avaliação deve ser utilizada para melhorar a produtividade do colaborador dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir