Período Joanino e Primeiro Reinado
Período Joanino
&
Primeiro Reinado
João Batista Ribeiro Barcelos
Sarah Anny Moraes Ferreira
2M2
Vitória, 21 de novembro de 2013.
Trabalho apresentado à professora de história Karla, tendo em conteúdo o Período Joanino e o Primeiro Reinado.
Sumário
Introdução
Período Joanino
Primeiro Reinado
Reconhecimento internacional da independência
Primeira Constituição
O projeto de Constituição de 1823
Reação do imperador
A constituição de 1824
Confederação do Equador
Fim do Primeiro Reinado
Guerra da Cisplatina
Fatores políticos
Fatores econômicos
Aumento das tensões politicas
Abdicação de D. Pedro I
Rumos da abdicação
Conclusão
Informações Bibliográficos
Introdução Eis o Período Joanino, em um momento que D. João se vê em uma corda bamba pela ameaça de Napoleão à Portugal decide fugir. Junto com sua família, toda corte, em 14 navios, juntam seus pertences seguem a caminho de sua maior colônia, o Brasil. Aqui ele trás muitos benefícios, levando o Brasil a um patamar melhor do que estava. Faz construções, vivendo aqui por alguns anos até que tem que voltar a Portugal alguns anos depois, deixando seu filho D. Pedro em seu lugar, e é nesse período que iniciaria a independência brasileira.
O período regencial vai de 1831 à 1840. É neste período que D. Pedro I chega ao Brasil, ele vem para substituir seu pai que teve que voltar para Portugal para assumir o trono de rei.
Já aqui no Brasil, D. Pedro I proclama a republica, e começa a fazer muitas mudanças, e a criar também, como a primeira Constituição Brasileira.
Período Joanino
D. João VI e sua esposa, Carlota Joaquina Em 1808, ante à iminente invasão de Napoleão ao território português devido à sua desobediência ao Bloqueio Continental promovido pela França contra a Inglaterra, e sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal,