Período do Regime Militar com seus 5 presidentes
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão em Saúde – Modalidade à Distância
ÁGATA DE ALMEIDA SANTOS
O Regime Militar e as Reformas de Estado
O regime militar é uma forma de governo onde o poder político é liderado por militares. Esse tipo de governo foi tentado desde o segundo mandato de Getúlio Vargas, porém, foi adiado por causa da renúncia de Jânio Quadros e o início de governo de João Goulart. A ditadura militar, como também pode ser chamada, foi governado por cinco presidentes, que conheceremos logo abaixo.
Castello Branco
Humberto de Alencar Castello Branco foi o primeiro presidente do regime militar. Esse marechal preocupava-se em ajustar as contas públicas e o controlar a inflação do país, pois nesta época, o Brasil encontrava-se bastante instável, principalmente na área econômica. Assim, Castello Branco e seus aliados tinham o objetivo de estabilizar o setor financeiro do país e restabelecer a democracia.
Esse governo "realizou profundas mudanças nos sistemas tributário, financeiro, trabalhista e previdenciário do país" (p.33). Isto é, criou programas de financiamento e fiscalização, sistemas de previdência para que a estabilidade da economia do país fosse contida.
O mandato de Castello Branco colheu frutos positivos para o desenvolvimento do país, que foram: as criações de bancos; de sistemas financeiros; de sociedades de créditos, financiamentos e investimentos; a criação do Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do Brasil que tem o objetivo de supervisionar o sistema financeiro nacional. Esses frutos foram importantes para que o país pudesse se ajustar e se manter estável economicamente. Assim, essas criações tiveram o objetivo de incentivar e construir subsídios necessários para expandir a economia do país.
Costa e Silva e Médici
Arthur da Costa e Silva foi o segundo presidente do regime militar. Esse governo ficou conhecido como “Milagre