Persuasão
Tiana Tavares Monteiro
Silvio Ronney
Vanessa Ribeiro
RESUMO
O objetivo deste trabalho é esclarecer aos consumidores de como ocorre o processo para construção da Publicidade e da Propaganda mostrando os mecanismos utilizados para persuadir o indivíduo sobre aceitar determinada ideia, produto ou serviço. A linguagem imperativa, as figuras da língua Portuguesa são os artifícios mais utilizados pelas Agências de Propaganda no exercício de conquistar a atenção do público. Além do mais, se pode notar que as mensagens veiculadas na mídia se fortalecem no mundo consumista, pois são baseadas em necessidades reais e no comportamento do consumidor.
Palavras-chaves: Publicidade; Propaganda; Consumidor; Mídia; Público.
INTRODUÇÃO
O atual mundo em que vivemos, possui um mercado consumidor que é dominado por uma mídia massificadora, que induz o consumo e molda comportamentos. Os consumidores vivem sendo bombardeados por mensagens subliminares e interesses pessoais de grandes veículos comunicacionais que tentam ganhar o público com uma abordagem desonesta e descabida de ética.
No mundo da Propaganda e da informação, é preciso saber qual é a verdade do que se vê. Nem todos os profissionais da área fazem seu trabalho de forma ética e honesta. Muitas vezes, para derrubar a concorrência, as informações são manipuladas a ponto de confundir o entendimento e a cabeça do consumidor.
Para que o indivíduo, não caia na teia das informações de cunho maldoso expostas pela mídia, é preciso que ele use a memória de forma seletiva, filtrando tudo que se vê, lê ou precisam estar atentos as “propagandas enganosas” que são bem mais comuns do que parece, e estão presentes no dia-a-dia em um mercado com crescimento exponencial.
É preciso lembrar, que a Propaganda não tem só essa face obscura, e quando feita de forma responsável tem um papel social muito importante. Quando o planeta está em crise e sofre por causa do efeito estufa, é através