Perspectivas Teóricas
FUNCIONALISMO:
Analisa como a ordem social é mantida por estruturas macrossociais. As estruturas baseiam-se principalmente por valores compartilhados (padrões estáveis de relações sociais). Procura explicar aspectos da Sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo .No funcionalismo, cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. Assim a melhor forma para resolver os problemas da sociedade seria o estabelecimento do equilíbrio social.
Principais teóricos:
*Èmile Durkheim: Positivista,um dos fundadores da Sociologia e buscou inseri-la dentro das normas, métodos e padrões científicos que pudessem a definir enquanto uma ciência. Sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada ao estudo do FATO SOCIAL, que segundo
Durkheim, apresenta 3 específicas:generalidade, exterioridade e a coercitividade. O fato social é geral, quando compreende a maior parte dos membros da sociedade, exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercitivo, na medida em que a sociedade impõe tais postulados, sem o consentimento prévio do indivíduo. Desenvolveu um trabalho sobre o Suicídio, provando através de sua pesquisa que o suicídio poderia ser concebido como um fato social.
Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência
Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou
Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização".
* Talcott Parsons: Definiu “regras” para um bom funcionamento da sociedade. Para ela, as estruturas equilibram e formam a sociedade. Um desequilíbrio nestas estruturas geraria