atos infracionais
Instruções: (i) o trabalho pode ser feito em DUPLA. Citar a fonte, em caso de pesquisa; (ii) valor: 5 (cinco) pontos, sendo 3 (três) pontos para a questão 1 e 2 (dois) pontos para a questão 2; (iii) na correção das questões dissertativas serão observados os seguintes fatores: clareza, concisão, coerência, coesão, raciocínio jurídico, fundamentação e correção gramatical, além do domínio do conteúdo; (iv) os trabalhos com respostas iguais serão anulados. (v) entrega no dia 10/3/2014 (data da prova).
/14
1 - Discorra, objetivamente, sobre a característica ou princípio do “absolutismo” dos direitos das coisas (direitos reais), abordando, inclusive, o direito de sequela (jus persequendi) e de preferência (jus praeferendi). (resposta em no máximo 20 linhas)
2 - Defina, objetivamente, as teorias subjetiva e objetiva a respeito da posse. (resposta em no máximo 20 linhas)
Bons estudo
01) Os direitos reais de garantia produzem efeitos jurídicos que propriamente o caracterizam:
Reza o artigo 1.914 do Código Civil “Nas dívidas garantidas pelo penhor, anticrese ou hipoteca, o bem dado em garantia fica sujeito, por vínculo real, ao cumprimento da obrigação.” Dessa afetação ressaem a seqüela (jus persequendi) e a ambulatoriedade. Pela primeira, é assegurado ao credor, independentemente das sucessivas alienações, o poder de perseguir o bem onde o mesmo estiver a fim de receber o crédito a que faz jus. A ambulaoridade se dá pelo ônus real, de modo que interessará ao credor a coisa e não quem a titulariza, na medida em que forçosamente o gravame