Papel Social da Contabilidade
A contabilidade é a ciência que tem como finalidade controlar, apurar e prestar informações relativas às atividades econômicas que são úteis na tomada de decisões das entidades. Ela surgiu nos primórdios da civilização, época em que os homens primitivos registravam seus patrimônios na forma de desenhos e gravações. Juntamente com o avanço matemático, tecnológico e queda do sistema feudal a contabilidade foi evoluindo, surgindo assim à contabilidade moderna.
Desde os tempos do declínio do sistema feudal, onde as propriedades privadas começaram a crescer e alguns países europeus começarem a enriquecer, a contabilidade tornou-se então uma necessidade para os estabelecimentos no controle financeiro, até os tempos atuais.
Atualmente a contabilidade é para a sociedade um instrumento que auxilia na tomada de decisões, melhores planejamentos e controle. Desde seu surgimento a contabilidade juntamente com a sociologia atua de forma a interpretar as unidades que formam a sociedade em fenômenos sociais e econômicos. É uma ciência que vem se desenvolvendo com o intuito de promover o melhor aproveitamento do patrimônio da sociedade. A sociologia e contabilidade caminham juntas, acompanhando a evolução das diversas sociedades. Enquanto a sociologia analisa o comportamento humano da sociedade, a contabilidade estuda e pratica as funções de orientação da administração econômica, com isso, percebe-se que por um lado está à sociologia ligada aos princípios sociais e por outro a contabilidade no âmbito financeiro.
É importante salientar que muitas vezes a contabilidade é utilizada de forma inadequada, e a sociedade em geral não tem conhecimento da sua real importância na vida das empresas e pessoas. Sua função vai além de preencher guias de impostos, calcularem tributos e auxílio de informações, e se usada de forma correta e eficiente, é uma ferramenta única para as entidades na tomada de decisões, a contabilidade é a memória da empresa,