Perspectivas Sociológicas Cap. 4 - BERGER, Peter.
Tipos de Controle Social:
Controle Político/Social: Tal que o patrão tem uma hierarquia sobre seus trabalhador. Usa - se do aspecto econômico como meio de persuasão para que o trabalhador não pratique ações consideradas indesejáveis pelo seu patrão.
Controle Afetivo/Emocional: Quando alguém usa principalmente de aspectos emocionais para conseguir controlar um certo grupo de pessoas. Dentro de uma sala de aula, existe um padrão de vestimenta necessário para todos estarem de acordo. Quando um não entra nesse padrão, pessoas irão utilizar da ridicularização ou da difamação para excluir essa pessoa grupo social.
Controle Fraudulento/Enganoso: Controle praticado como forma mentirosa para se conseguir as coisas. Exemplo disso foi a forma que os EUA utilizaram do terrorismo - embora tenha acontecido, mas não dessa forma vangloriada pelo país - para invadir outros territórios tendo assim o direito de invadir.
Os Círculos Concêntricos citados no texto estão definidos em externo e interno. Podemos classificar o Estado como um meio de círculo externo e a nossa própria mente como o meio de círculo mais interno. A medida que vai crescendo, cada círculo estará sendo colocado dentro do outro e assim sucessivamente.
A Estratificação Social é uma forma de montar níveis de hierarquia e usa - se de camadas superiores para subordinar camadas inferiores. As pessoas são distribuídas em camadas diferentes de acordo com os três p's - poder, privilégio e prestigio. O principal sistema é o de classes, onde o fator determinante é o poderio econômico. Instituições Políticas, Universitárias, e até familiares, usam bastante de fatores econômicos para