Psicologia
O trabalho retrata de forma sucinta uma análise do filme Minha Vida Em Cor-De-Rosa (Ma vie en rose, 1997) relacionando-o com conceitos sociológicos adquiridos e segundo BERGER,Peter. Perspectivas Sociológicas, cap. 4 O homem na sociedade e FORACCHI, Marialice M & MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Segunda parte, cap. IV, itens 12 e 13.
Sinopse
O filme retrata a história de Ludovick, um garoto de sete anos que acredita ser uma garota.
Tudo estava bem, e a família não se importava (ou fingia não se importar) com o jeito de Ludovick até que ele se apaixona pelo filho do chefe de seu pai. A partir daí começa a trajetória de Ludovick de tentar ser “aceito” no meio social em que vive. Depois de varias tentativas em vão, Ludovick entra em seu mundo cor de rosa onde ele pode ser do jeito que é, sem coerção do meio social em que faz parte. Controle Social: É o meio que a sociedade utiliza para manter os indivíduos dentro de um padrão determinado pela própria sociedade; refere-se aos vários meios usados por uma sociedade para “enquadrar” seus membros recalcitrantes.
Para que isso ocorra à sociedade utiliza de meios coercitivos como: • Violência física ou verbal. • Pressão econômica • Mecanismo de persuasão • Ridículo, difamação • Rejeição
Os métodos de controle variam de acordo com a finalidade e o caráter do grupo em questão. Em qualquer um dos casos, os mecanismos sociais funcionam de maneira a eliminar membros indesejáveis “para estimular os outros”.
“Tratam-se dos mecanismos de persuasão, ridículo, difamação, e opróbrio. Já se descobriu que em discussões grupais que se estendem durante certo período, os indivíduos modificam suas opiniões originais, ajustando-as à norma grupal, que corresponde a uma espécie de média aritmética de todas as opiniões representadas no grupo. “em BERGER, Peter. Perspectivas