Personalidades da Computação
Ada Lovelace, filha de Lord Byron!
Ada Lovelace 10/12/1815 – 27/11/1852 foi, e finitivamente uma nerd: desafiou as convenções sociais de seu tempo pela paixão que nutria por um assunto e estudou-o com tanto afinco que acabou revolucionando-o.
Estudou matemática e ciências, sendo um de seus tutores Augustus De Morgan, primeiro professor de matemática da Universidade de Londres.
Autodidata, desde jovem trabalhou com Charles
Babbage, a quem consideramos como o pai dos ordenadores, graças a sua máquina analítica que funciona com o mesmo princípio dos computadores atuais.
Viveu aquilo que verdadeiramente era em sua essência, com intensidade e ardor, sendo, por conseguinte,
“a primeira nerd” da História, “A Encantadora de
Números”, como seu amigo Babbage costumava chamá-la.
Curiosodade: Com cerca de trinta anos, Ada escreveu a sua mãe perguntando: “Se você não pode me dar poesia, pode dar-me então ciência poética?” Seu entendimento de matemática foi sempre envolvido de imaginação e descrito em metáforas.
**************************************************************************
Charles Babbage
Matemático britânico (26/12/1791-18/10/1871). Inventor de uma máquina de calcular considerada precursora do computador. Nasce em Teignmouth, no condado de Devon, e estuda em Cambridge, onde, depois de formado, leciona matemática e realiza pesquisas.
Apesar de não ter concluído seus projetos mais importantes, Babbage foi o primeiro a perceber que uma máquina computadora deveria consistir em um dispositivo de entrada, uma memória, uma unidade central de processamento, e um dispositivo de saída. Ele usava uma "impressora" como dispositivo de saída. Ada Byron King, a condessa de Lovelace, filha de Lord Byron, junto com seu companheiro Charles Babbage, iniciou o ambicioso projeto de construção da
Máquina Analítica.
A Máquina Analítica desenvolvida por volta de 1834, foi a primeira máquina que poderia ser programada