SBC
A Sociedade Brasileira de Computação é uma associação científica, sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Computação e Informática de todo o Brasil, estimulando, apoiando e desenvolvendo na área da Ciência da Computação no Brasil.
Fundada em julho de 1978, na cidade de Porto Alegre, RS, seus congressos surgiram a partir da integração de dois seminários associados, chamados Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH) e Seminário Sobre Computação na Universidade (SECOMU).
A SBC tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e padrões técnicos, e também participar de reuniões e grupos de estudos relacionados à área de Computação.
Entre os objetivos do trabalho realizado pela SBC, os seguintes são destacados:
• O incentivo às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da Computação no Brasil.
• O zelo pela preservação e aprimoramento do espírito crítico, responsabilidade profissional e personalidade nacional da comunidade técnico-científica que atua no setor de Computação do país.
• A preocupação com a política governamental que afeta as atividades de Computação do Brasil, no sentido de assegurar a emancipação tecnológica do país.
• A promoção anual do Congresso Nacional da SBC (CSBC) além do incentivo e organização de reuniões, congressos, conferências e publicações, todos de cunho academicamente legítimo, visando a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de Computação. Para a SBC, o exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima. A SBC conta com aproximadamente quatro mil associados, entre professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área de Computação.
Possui também cerca de 230 universidades, centros de pesquisas, empresas e associações de