Personalidade
Trabalho apresentado como pré-requisito de avaliação para disciplina Psicologia Aplicada ao Direito, ministrada pela professora Sandra Brandão, noite, 1º semestre, Campus FAP, sala D503, aluno(a)s: - Antonio Carlos Campos de Avelar Mat: 2012.01.644372 - Débora Mariane de Assis Fernandes Mat: 2012.01.169267
Belém, Pará
17 de abril de 2012
ATIVIDADE ESTRUTURADA II
RESUMO DO TEXTO PERSONALIDADE
1 - Perspectivas Históricas Sobre a Personalidade
Sigmund Freud representa para a história da Psicologia, o que Elvis Presley representa para a história do Rock, até hoje sua influência perdura nas interpretações literárias, nos filmes, na psiquiatria e na psicologia popular.
Muito antes de ingressar na Universidade de Viena, em 1873, o jovem Freud na mostrava sinais de independência e brilhantismo, depois de formado, montou uma clinica particular, especializando-se em transtornos nervosos.
A busca pela causa de tais transtornos, fustigava a mente Freud, seus pontos de vista evoluíram a medida que trata seus pacientes, ele também se auto-analisava, sua observações preencheram 24 volumes, publicado entre 1888-1939, após a publicação de seus primeiro livro. A Interpretação dos sonhos (1900), suas idéia passaram a atrair tanto seguidores, quanto críticos.
2 - Explorando o conceito de inconsciente.
Ao questionar se alguns transtornos neurológicos poderiam ter causas psicológicas, levou Freud a descoberta do inconsciente, ele concluiu que a perda de sensibilidade na mão de pessoa, poderia pode ser causada, por exemplo, pelo medo de tocar nos órgãos genitais.
Buscando abrir as portas para o inconsciente, Freud pensou inicialmente no método da hipnose, mas sentiu dificuldades em aplicar em seus pacientes, então dedicou-se à associação livre – na qual ele solicita ao paciente para relaxar e dizer o que lhe