Personalidade Esquizoide
A característica essencial do transtorno de personalidade esquizóide é um padrão invasivo de distanciamento de relacionamentos sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais. Este padrão de transtorno se dá inicio na fase adulta e se apresenta de varias formas. Indivíduos com este transtorno aparentam não possuir desejo de intimidade, mostram – se inflexíveis á desenvolver relacionamentos, preferem passar o tempo sozinhos/isolados ou em passatempos que não envolvam interação social. Podem ter pouco interesse ou experiências sexuais, e pouco prazer em atividades (se alguma). Evidencia – se que estes indivíduos sentem pouca satisfação no fato de ser membro de uma família, se mostram inabaláveis a criticas, aprovações e ao que os outros pensam. Geralmente sentem prazer em atividades de experiências sensoriais, tais como caminhar na praia ao pôr – do – sol ou fazer sexo. Não possuem amigos íntimos ou confidentes, exceto, raramente, algum parente de primeiro grau.
Os indivíduos com transtornos de Personalidade Esquizóide ignoram as sutilezas, de modo que são ‘’ insossos ‘’, sem demonstração emocional, raramente retribuem gestos ou sorrisos e geralmente experimentam fortes emoções, como raiva e alegria. São restritos, frios e indiferentes.
Critérios diagnósticos para transtorno da Personalidade Esquizóide
Um padrão constante de distanciamento das relações sociais e um bloqueio restrito de expressão emocional em relação à interação social, que inicia na idade adulta, tomando diversas formas de retraimentos: esquizofrênica, o que enfatizou questões atuais a respeito da relação entre todos os três diagnósticos do Cluster e a esquizofrenia.
Não deseja, nem gosta de