personagens da família real
Dom João VI nasceu em Portugal em 1767,foi o segundo filho de Dona Maria .casou-se com a princesa espanhola Carlota Joaquina com quem teve nove filhos,sendo que um deles D. Pedro foi o primeiro imperador do Brasil.
Sua reputação não era muito boa ,sua imagem era associada a chacotas,uma imagem que vem sendo desconstruída ,pois alguns estudos como do historiador Oliveira Lima vem mostrando outro lado da historia de vida desse homem e revelando características de um verdadeiro estadista ,que enfrentou muito bem os difíceis momentos em que exercera o poder. Podemos citar exemplos de quando assumira o poder ao lado de sua mãe ,período em que sofreu as pressões que a revolução Francesa provocou no restante e Europa ,exigindo um grande esforço diplomático quando teve que ser imparcial com as questões lusa, mantendo os laços com a Inglaterra.
Dom João protagonizou momentos decisivos da historia luso-brasileira em duas fases importantes: 1808-1821 e 1821-1826,nelas incluem a vinda da corte ao Rio de Janeiro ,os tratados com a Inglaterra, a elevação do Brasil ao reino unido de Portugal, a conquista da Guiana e Cisplatina foram algumas das mais evidentes.
Portando ao aprofundarmos as pesquisas teremos os conhecimentos de um homem que apesar da sua cordialidade, procurou sempre agir com bom senso.
Dona Leopoldina
Nascida na Áustria em 22/01/1797, filha do imperador Francisco I e Maria Tereza de Duas Cecílias foi a primeira imperatriz do Brasil. Durante sua infância viveu em Viena e foi educada nos moldes de uma corte do antigo Regime. Falava alemão ,francês,inglês e italiano,vindo a aprender o português em conseqüência de seu casamento com o príncipe Dom Pedro I.
Sempre demonstrou interesse pela historia e literatura do Brasil e Portugal. Seu casamento com dom Pedro foi realizado através de procuração em 1817,inseria-se na política tradicional de estabelecer relações entre as casas reais através dos laços