Análise do livro "Guerra dos Tronos"
Esta obra passa-se na época medieval, no continente imaginário chamado Westeros.
Retrata a vida de sete famílias e dos seus sete reinados, sendo o mais importante de todos o “Porto Real”, onde habita a família real.
Existem muitas personagens, mas neste capítulo são retratadas principalmente três famílias, os Stark (os lordes do Norte, uma família honrada), Baratheon (possui dois membros, o rei Robert e seu filho) e Lannister (a família mais rica e que possui o maior exército de Westeros).
As famílias Stark e Baratheon possuem uma grande amizade e lealdade, mas o ódio e confrontos entre os primeiros e os Lannister marca a intriga.
Interpretação
Esta obra é muito extensa, estando a apresentar o seu primeiro capítulo, o que torna difícil interpretar a mensagem e as intenções do autor, mas a sua temática baseia-se na luta de puder entre os sete reinos, e as relações entre as famílias que os governam.
A época medieval é o centro da obra, é a partir desta que se desenvolvem os espaços da acção, realçados pelos grandes castelos e as enormes cidades dos reinos descritos na obra, sendo também as guerras, a vestimenta e as actividades praticadas pelas personagens características a esta época.
Baseia-se na mitologia antiga, que se realça pela grande existência de lendas, deuses e criaturas impossíveis nesta obra.
Reação afetiva
Escolhi esta obra porque possuo a coleção completa e é bastante aclamada internacionalmente.
Tal como referi esta obra, embora não directamente, está muito relacionada com a história medieval, passando-se a ação nesta época.
Mesmo sendo um mundo imaginário a vida nesta obra é muito parecida á que foi nesta época, sendo a única grande diferença as crenças religiosas e as criaturas místicas.
Algumas das personagens mais relevantes são:
Eddard Stark, Senhor de Winterfell e a “Mão do Rei”( que representa a posição de mais poder a seguir ao rei), ele é muito astuto, um homem honesto e honrado, que tenta praticar o bem