Olhar psicanalítico do filme “o poderoso chefão parte 1”
Clayton Herrison Santos Cruz
Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP
RESUMO
Neste artigo iremos analisamos no filme “O Poderoso Chefão parte 1” alguns personagens e/ou cenas, mas, com foco na família Corleone, com o objetivo de encontrar características reais como as dos espectadores. Utilizando de referenciais teóricos de autores da psicanálise fizemos análise das temáticas como “Aprender com a experiência = faz ou pensa”, “Pulsão de Vida e Pulsão de Morte”, “Fantasia ou Realidade” e “Introjeção Projetiva”, pudemos concluir que estes temas estavam presentes em muitos personagens e como era claro estas características psicanalíticas através de algumas ações dos personagens. Palavras-chave: Paramount Pictures, drama, O poderoso Chefão.
INTRODUÇÃO Desde sua origem o cinema buscou atender as impossibilidades de multiplicar as formas de fazer filmes através de construções imagéticas, foram muitas as obras que se destacaram pelas maneiras criativas de análise fílmica de imagens, som e outras características específicas, atualmente até a estrutura musical inspira a configuração da estrutura narrativa fílmica.
Existem diversas considerações que podem ser feitas no filme “O Poderoso Chefão parte 1”, dentre elas a construção dos personagens que extrapolam a forma que visualizamos as famílias dos gangsteres, porém, buscaremos neste artigo analisar a construção de um único personagem, Don Vito Corleone é o personagem que analisaremos, pois, é o protagonista desta história, é o maior destaque desde o início do filme tendo em continuidade seu filho que se torna Don Michael Corleone após seu pai se aposentar. O objetivo central é analisar com base psicanalítica o perfil psicológico, perfil de personalidade, do chefe de família Don Vito Corleone, utilizando teorias de autores de atuação psicanalítica, assim, analisaremos o que neste personagem provoca certas admirações e identificações de