persona
Curso de Psicologia – 3o Período – 2013
Disciplina: “Teorias da Personalidade”
Professoras:
Marcia Maria Coutinho de Oliveira
Érika Maria Pannain Rezende Pereira
Roteiro de Atividade
Articulação entre o Filme “Persona” e as “Teorias da Personalidade” (Os diversos teóricos e seus respectivos pensares)
Todos os filmes são passiveis de análise psicológica, mas poucos conseguiram aprofundar-se no estudo da psique humana como Persona. Bergman trabalha diversos conceitos da psicologia, como persona, sombra e self. Persona apresenta duas personas de uma mesma pessoa. A persona inclui papéis sociais, tipo de roupa e estilo de expressão pessoal.
A persona pode ter aspectos positivos e negativos. Ela serve para proteger o Ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem. Nesse caso, o indivíduo adota conscientemente uma personalidade artificial ou mascarada, contrária aos seus traços de caráter, para se proteger, se defender ou para tentar se adaptar ao seu círculo. Quando estamos isolados, em silêncio, sozinhos, nossa persona se manifesta de modo distinto de quando estamos na rua, no trabalho. Há assim uma persona para o convívio social e outra para quando estamos sozinhos. (Jung)
Elizabeth é atriz, uma profissão na qual a pessoa é obrigada a incorporar vários personagens e personalidades. Esta aquisição causa a perda ou desconhecimento de sua persona original. Assustada, Elizabeth, cansada de mentir, se fecha em um mundo silencioso a fim de encontrar a sua verdadeira persona. Alma é enfermeira calma e introvertida que fala apenas o necessário, no entanto ao chegarem à casa de praia verifica-se uma inversão de papeis. Alma acolhe a personalidade da atriz, antes extrovertida. Elizabeth, por sua vez, assume a personalidade de Alma, caracterizada por sua introspecção que se comunica apenas através de gestos e olhares. Persona não apresenta apenas uma história, instiga o