Periodos da Filosofia
R: Período Antigo – Fisiocêntricos: Tem como principal características a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
Período Medieval – Teocêntricos: Tem como principais características a estreita relação entre filosofia e teologia e a forte presença de Aristóteles em todos os campos do pensamento teórico. Deus como criador e centro do universo e só através da igreja vem a salvação.
Período Moderno – Antropocêntricos: Tem como principais características o homem como centro do universo, através do conhecimento, da politica, das técnicas e das artes, o trabalho livre e o pensamento racional.
2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia a pessoas que vivem no modo antigo, de modo medieval ou de modo moderno? Qual a diferença?
R:
3. A diferença entre o conceito Kantiano de modernidade, ao falar de iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?
R: A diferença é que Kant diz que modernidade é ser responsável por seus próprios atos, é assumir o risco de errar e ser capaz de mudar de se transformar e assim se tornar autônomo ao contrario do que se pensa em senso comum que modernidade é estar na moda, estar atualizado.
4. Falamos cada vez mais em “crise da modernidade”, ou em “pós modernidade”? O que se pode entender com essas expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida prática das pessoas?
R: Podemos dizer que hoje em dia a modernidade nos leva a crer que tudo se tornou mais aberto, mais precário, menos seguro e vivemos uma crise identidade onde não se sabe o que esta por vir.