Periodo socratico
Os sofistas diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos de erros e contradições e que não tinham utilidade. Eram educadores por profissão e ensinavam o homem grego a arte da oratória e da retórica (ou seja, falar bem, saber argumentar). Os homens da Aristocracia precisavam de bons sofistas para que fossem as Assembléias populares. O homem bem preparado pelos sofistas propunha um argumento e convencia outros a votarem a favor do seu argumento. Já os filósofos a começar por Sócrates denunciavam a hipocrisia daquela sociedade,que levavam os homens ao raciocínio e que não tinham amor a sabedoria. Diziam que a verdadeira sabedoria não consistia em falar bem, nem em somente argumentar. Levava os homens a chegarem a conclusão de que nada sabiam a respeito do assunto conversado, nem sobre sua vida, pois não refletiam estavam apenas preocupados em debater e atender a seus interesses. Sócrates defendia a idéia de que os homens primeiramente deveriam conhecer a si mesmo antes de querer persuadir os outros.
2) Por que o período socrático também é conhecido como antropológico? Dê exemplos.
O período socrático é oriundo da democracia ateniense. O pensamento deixou de ser cosmológico e passou a ser antropológico. Por isso o Período Socrático também é conhecido como antropológico.
Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.
Em segundo lugar, e como conseqüência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes, garantia a todos a participação no governo, e os que dele participavam tinham o direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar. Surgia, assim, a figura política do