Periodo militar relação castelo branco e itamaraty
PERIODO MILITAR RELAÇÃO CASTELO BRANCO E ITAMARATY
Trabalho de Política Externa Brasileira
(PEB) do Curso de Relações Internacionais
Faculdade Internacional de Curitiba-UNINTER
CURITIBA
2012
POLÍTICA EXTERNA DE RIO BRANCO: DIPLOMACIA E INSERÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL
1. TEMA
O tema desse trabalho é uma análise da instituição Itamaraty e seu desenvolvimento durante o período Militar do Governo Castelo Branco .
2. OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é uma análise da instituição Itamaraty durante a Ditadura Militar ,buscando encontrar interferências na Política de Governo durante esse período.
3. JUSTIFICATIVA
Este trabalho procura através de um recorte histórico temporal avaliar o período Militar no Brasil e como a mudança de Regime poderia ou não interferir com a tradicional Política de Estado instaurada pelo Itamaraty, pressões internas diante do novo modelo de governo, repressão, perseguições e desaparecimentos diante de um cenário Internacional de Guerra Fria. Proponho desmistificar a ótica de insulamento dessa instituição através do pensamento estruturalista com viés marxista modelo escolhido pela conceituação direta, nexo causa. Diante dessa análise verefico que o viés econômico base do modelo estruturalista poderia levar toda a estrutura do estado em coptar por diretrizes idealistas, amparadas pelo regime ou governo vigente, resultando de forma direta na anulação de qualquer insulamento, substituído por um braço que poderia ajudar no alcance desses interesses.
4. DESENVOLVIMENTO
O tradicional e centralizado processo de política externa do Itamaraty, encarando a política externa como uma política de Estado, sem a presente influencia de uma política de Governo . Verifiquei no artigo de Eduardo Lucas de Vasconcelos Cruz,