Periodo de adesão ao neoliberalismo
A receita liberal ganhou força nos anos 80, quando a economia mundial começou a mudar os seus conceitos e os países em desenvolvimento aderiram rapidamente aos seus três principais ingredientes: abriram seus mercados, reduziram o papel do Estado e estimularam a entrada de investimentos estrangeiros.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Em números absolutos, a quantidade de pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia passou de 1,2 bilhão em 1987 para 1,5 bilhão hoje. Segundo o Banco Mundial, se as tendências recentes persistirem, em 2015 haverá 1,9 bilhão de pessoas nessas condições. Como proporção da população, a América Latina está entre as regiões onde a pobreza mais cresce.
O relatório lembra ainda que a relação entre melhoria na renda média e redução da pobreza nem sempre andam juntas, pois, mesmo quando a renda média aumenta, a redução da pobreza pode não ocorrer no mesmo ritmo.
Este fenômeno é bem geral e ocorre tanto em países ricos cujos redutos de pobreza não são fáceis de extirpar, bem como nos chamados países em desenvolvimento cuja desigualdade social ainda se faz latentes a despeito das expansões econômicas. Mesmo nos casos bem-sucedidos de crescimento