Periferização bahia
Atualmente muitos espaços urbanos afastados dos grandes não são mais considerados periféricos,essa noção abarca os espaços não planejados e “esquecidos” pelo Esado,com grandes deficiências estruturais,mas não necessariamente afastados do centro.
As migrações campo-cidade constituem a mais importante forma de movimentos migratórios internos no Brasil. Esse processo,junto com o crescimento natural do país,formam as grandes razões do grande e rápido processo de urbanização do país.
São Paulo detém o titulo de maior e mais importante aglomerado urbano e industrial do Brasil,é um grande pólo cultural,econômico e tecnológico;
O processo de urbanização deslocou-se progressivamente da costa para áreas mais interiores,sem considerar as áreas de proteção ambiental. As paisagens litorâneas sofreram grandes modificações devido a especulação imobiliária, principalmente o ramo hoteleiro. Um grande exemplo desse processo,acontee no município de mata de são João no litoral norte da Bahia (região metropolitana de salvador) ,onde fica localizada a vila de Praia do Forte,que foi criada a partir da transformação de uma fazenda em um grande complexo turístico.Em Praia Do Forte ocorre um grande processo de reestruturação social da antiga vila de pescadores e de seu entorno.
2- O exemplo de Salvador
Salvador possui problemas visíveis derivados do rápido crescimento populacional da ultimas décadas,o que causa pobreza,desemprego,infra-estrutura precária e a ocupação de locais inadequados. Salvador recebe um alto número de migrantes do interior.
Desde a década de 50,Salvador passa por um processo de favelização, com a instalação do pólo petroquímico de Camaçari,o inicio das atividades da Petrobras e o centro industrial de Aratu. A favelização se da pelo movimento
migratório da população do interior em busca de emprego,que acaba ocupando áreas periféricas.
Nos dias de hoje,em Salvador,nota-se uma