BR HU3
O trabalho tem por objetivo analisar a rede urbana brasileira,tais como oseu processo, enfocando as transformações ocorridas no processo de crescimento demográfico, funcional eespacial das cidades brasileiras, de forma a contribuir para a definição de estratégias de apoio à formulação e à execução da política urbana nacional, bem como subsidiar as políticas setoriais eterritoriais.
Nele é mostrado todo processo de formação da rede urbana brasileira, e também como anda o atual processo de formação. Fica explicita as conseqüência que essa formação traga para cadaregião, além de destacar a região oeste da Bahia, e falar sobre o RIDE.
Nas duas últimas décadas, o processo de urbanização no Brasil se manteve acelerado e apresentou situações de grandediversidade no território nacional, destacando-se:interiorização do fenômeno urbano; acelerada urbanização das áreas de fronteira econômica;crescimento das cidades médias; periferização dos centrosurbanos; e formação e consolidação de aglomerações urbanas de caráter metropolitano e não-metropolitano.
Tais manifestações resultam do processo de reestruturação econômica em curso no país, cujosimpactos se fizeram sentir, sobremaneira, na estrutura do emprego urbano e na dinâmica migratória. Assim, a elaboração de um grande quadro de referência, pautado na compreensão da rede urbanabrasileira, aqui entendida como armadura da estrutura sócio-espacial contemporânea, constitui importante subsídio à formulação de políticas territoriais de âmbito nacional, regional e municipal.A Rede Urbana Brasileira
A urbanização brasileira: Formação Apenas a partir da década de 40, juntamente com aindustrialização e a instalação de rodovias, ferrovias e novos portos, integrando o território e o mercado, é que se estruturou uma rede urbana em escala nacional. Até então, o Brasil era formado