perido neolitico
Nesse período tem causa genéticas e traumas devido ao modo que os povos viviam: a base de pesca, caça e coleta. Os tratamentos eram segundo crenças, bruxarias ou ervas medicinais.
Período Neolítico (10 mil a 3 mil anos a.C.)
Nesse período aconteceu o acumulo populacional, fazendo surgir doenças contagiosas e que vêm conhecimentos místicos e astrológicos. Tratamentos eram realizados por sacerdotes fazendo o ritual.
Antiguidade Clássica (Século VIII a.C. ao V. d.C.)
Nessa época surgem as primeiras epidemias, na Grécia, surge também a profissão dos médicos. A epilepsia até então considerada sagrada e outras doenças passam a ser ditas como naturais e não como sobrenaturais.
Idade Média
-Alta Idade Média (Séculos V ao X)
A igreja católica passa a ser o “hospital”, pois acolhia os doentes, surgem os asilos. As doenças eram vistas como castigo de Deus. Era praticada pelos monges e era baseada em conhecimentos populares, usando ervas medicinais, e faziam tratamentos como sangria e emplastos.
-Baixa Idade Média (Séculos XI ao XV)
Uma época de grandes epidemias, morreram milhares de pessoas com doenças transmitidas por ratos, como a peste negra. As pessoas viviam em media 35 anos. Surgiu à escola de Salerno na Itália, no século XIII surgem os hospitais na Europa.
Renascimento (Séculos XV ao XVI)
Desenvolvimento da ciência. Em 1543 é lançado o primeiro grande livro que explica a anatomia humana. Willian Harvey como o sangue no corpo humano.algumas doenças o escorbuto e a tuberculose surgem a partir das grandes navegações-
Idade Moderna (Séculos XV ao XVIII)
A evolução da física, da química e do método cartesiano leva ao desenvolvimento de correntes de explicação das doenças em conformidade com a visão do corpo humano como máquina. Iniciam-se estudos sobre o sistema nervoso e se descobrem áreas específicas no cérebro responsáveis por diferentes funções, bem como a existência dos neurônios. Em 1796,