A origem da vida no continente africano
Individualmente, alguns representantes de diversas espécies animais, notadamente vermes e artrópodes conseguiram transpor a grande barreira que separa o reino das águas do reino das terras. No período Devoniano, entre cerca de 416 e 359 milhões de anos atrás os insetos e anfíbios fianalmente conquistam em definitivo o ambiente terrestre. No Carbonífero, período seguinte que se extende até aproximadamente 299 milhões de anos atrás diversificaram-se os anfíbios, surgem os reptéis e os insetos alcançam efetivo domínio da Terra.
O perído seguinte é o Permiano, que vai até 245 milhões de anos atrás e é a vez dos reptéis experimentarem grande diversificação.
No Triássico, (351 milhões - 199 milhões e 200 mil anos) já na Era Mesozóica, surgiram os dinossauros e mamíferos. Então os continentes estavam unidos no que se denominou Pangéia que começa a se dividir. No Jurássico, que está compreendido entre 199 milhões e 600 mil e 145 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente imperam o grandes dinossauros e surgimem ancestrais das aves.
No último período da Era Mesozóica, o Cretáceo, que está compreendido entre 145 milhões e 500 mil e 65 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente, ocorrem glaciações e os dinossauros e diversos seres vivos desaparecem. É então quando surgem os mamíferos placentários e as aves proliferam-se.
A Era Cenozóica marca a abertura do capítulo mais recente da história da Terra. Então os mamíferos e vegetais com flores disseminam-se e então aparecem os prossímios.
Datam do Pleistoceno, período que