Estrutura das construcoes
RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS
SARAH AMAÍSE RODRIGUES VALGAS NATALINO
7 º PERÍDO ENGENHARIA AMBIENTAL- FASASETE
1- A deliberação normativa nº74 de 2004 estabelece critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor, de empreendimentos e atividades realizadas em âmbito ambiental. Segundo a disciplina de estruturas das construções que nos dá base para entendimento de como são as estruturas dos empreendimentos existentes de que que forma podemos classificá-los e estudá-los.
2- Os elementos básicos de Gottfried Semper arquiteto alemão, foram publicados em 1851 em um texto que tenta explicar a origem da arquitetura através da antropologia. O edifício é dividido em quatro elementos distintos :A casa, o piso, o teto e o gabinete. A origem de cada item pode ser encontrada na tradição artesanal dos povos primitivos:
Casa: Fogo Cerâmica
Andar: Pedra
Telhado: Carpintaria
Encerramento: Tecido
Semper diz que a casa foi o primeiro elemento a ser criado sempre em torno da lareira para que houvesse aquecimento. Os primeiros grupos se reuniram, em torno dele foram criadas as primeiras alianças e os primeiros conceitos religiosos. Ele afirma que as paredes do gabinete (Casa) eram de origem em tecido. Como cercas primitivos feitos de paus e ramos de tecidos, a máscara de tecido é a forma mais básica para dividir espaços que ainda estão em uso em muitas partes do mundo. Somente quando há necessidades adicionais para fechar (como a necessidade de apoiar o telhado), o material do interruptor de parede para algo mais forte do que o tecido.
3- Entre os elementos construtivos fundamentais podemos destacar:
Fundação(Alicerce) que é são um conjuntos de estacas ou sapatas que são responsáveis pela sustenção da obra. Há dois tipos de fundação rasa, ambas indicadas para terrenos firmes: a sapata isolada que é composta por elementos de betão de forma piramidal construídos nos pontos que recebem a curva dos pilares e interligados por