Pericia contabil
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
Com a concorrência gerada pela ascensão da globalização e as dificuldades impostas pelo mercado, as empresas são obrigadas a tomar decisões relacionadas aos seus produtos, de modo a garantir sua continuidade.
Diante dessas constatações, percebe-se que a elevada competição entre as empresas faz com que seja necessária a utilização de instrumentos precisos para a tomada das decisões. Nesse sentido, as informações geradas pela Contabilidade de Custos podem ser muito benéficas, podendo fornecer informações econômico-financeiras aos administradores das empresas, no auxílio de suas atribuições gerenciais e na melhor utilização dos recursos disponíveis.
A Cotriel (Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda) é uma cooperativa que atua no mercado, em diversos ramos. Apesar de ser uma empresa de grande porte e uma das maiores da região, ainda não possui um método de custeio específico, em algumas divisões.
Assim, o presente estudo tem por finalidade analisar a aplicação do Método de Custeio Variável, no Frigorífico da Cotriel. Optou-se por esse método dada a característica de proporcionar margens de contribuição unitária, além dos pontos de equilíbrio, em termos financeiros e físicos. Para a realização desta análise, far-se-á primeiramente, uma breve apresentação acerca da Teoria de Custos, e num segundo momento, elucidar-se-á algumas noções sobre o Método de Custo Variável
1.2 JUSTIFICATIVA
As informações geradas pela Contabilidade de Custos podem ser muito benéficas, podendo fornecer informações econômico-financeiras aos administradores das empresas, no auxilio de suas atribuições gerenciais e na melhor utilização dos recursos disponíveis.
Nesse sentido, a realização de um projeto envolvendo o Frigorífico da Cotriel, justifica-se pela necessidade de a empresa adotar um Sistema de Custos que forneça informações necessárias para que se possa alcançar resultados confiáveis e seguros para a empresa.