Perguntas
1) Sabemos que os polirribossomos podem ser livres no citoplasma ou associados ao reticulo endoplasmático, onde estão em intensa síntese proteica. No caso dos polirribossomos que ficam livres, qual será a funcionalidade das suas proteínas sintetizadas e por que podemos associa-los às células tumorais e embrionárias?
As proteínas sintetizadas nos polirribossomos associados ao reticulo endoplasmático( também chamado retículo endoplasmático rugoso – rer) são aquelas destinadas a permanecer no próprio retículo, serem transportadas para o complexo de golgi, formar lisossomos, compor membrana plasmática ou serem excretadas. Por outro lado, as proteínas sintetizadas pelos polirribossomos livres são para o prórpio crescimento do citoplasma e do núcleo das células- filhas, após cada ciclo mitótico, por isso, em célula de crescimento rápido, como tumorais e embrionárias, o citoplasma é repleto desses polirribossomos em intensa atividade. É o que possibilita o intenso crescimento do citoplasma e posterior divisão celular.
2) que aspectos morfológicos e fisiológicos podem diferenciar cromatina e cromossomo:
Cromatina (do grego croma, cor) designa toda porção do núcleo que se cora e é visível ao microscópio de luz. Ela encontra-se na forma de DNA complexado com proteínas especificas e possui organização dinâmica, pois se altera de acorodo com a fase do ciclo celular e com seu grau de atividade; porem, quando o ucleo encontra-se em divisão (meiose ou mitose), a cromatina esta altamente compactada, sendo entao chamada de cromossomo. De forma geral, cromatina e cromossomo apresentam a mesma estrutura em momentos distintos.
3) qual a função dos poros da membrana celular:
Em alguns pontos do envoltório nuclear, a fusão da membrana externa com a interna leva ao estabelecimento dos poros. Esses poros são preenchidos por agregados proteicos, os complexos de poros, que regulam o transito de macromoléculas entre o núcleo e o citoplasma. Esses transportes