Energia produto
Energia e Desenvolvimento do Produto
Universidade de Aveiro
2009
Rui Pedro
Índice Resumo 3 1. Introdução 3 2. Polímeros 4 3. Moldagem por injecção 4 4. Molde 6 5. O autoclismo 7 6. SimaPro 8 6.1. Método Eco-Indicator 99 8 7. Análise do Inventario 9 7.1. Fluxograma do Processo 9 7.2. Tabelas de Dados 10 7.3. Árvore 11 7.4. Análise de Impacte 12 Conclusão 18 Bibliografia 19
Resumo
Com este trabalho pretende-se aplicar a metodologia ACV, identificando os factores mais importantes que decidem os impactes ambientais de um autoclismo plástico.
È dada um breve explicação de como se obtêm o polímero utilizado na injecção plástica e descreve-se de forma sucinta o processo de injecção.
Para a analise ACV é utilizado o programa SimaPro 7 demo
1. Introdução
Neste trabalho vamos aplicar a metodologia ACV, utilizando o programa SimaPro, para a análise de impacto de um autoclismo plástico. Para tal foi necessário desmontar em partes todas as peças que compõem o autoclismo.
Depois de conhecidas todas as peças e as quantidades de matéria-prima para a obtenção de uma peça, procedeu-se á inserção dos dados no SimaPro.
Para o processo foi escolhido o processo injection moulding 1 e utilizou-se o método Eco-Indicator 99
Não foram considerados todas as deslocações logísticas dentro dos diversos processos
2. Polímeros
Os polímeros são materiais orgânicos e inorgânicos, naturais ou sintéticos, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, que se chamam meros, que compõem a macro moléculas. Daí o nome poli (muitos) +meros.
Os polímeros industriais, sintéticos, são obtidos a partir do petróleo. O petróleo depois de extraído passa por um processo de refinação, onde se obtêm um subproduto, a nafta. A nafta por sua vez, nas indústrias petroquímicas sofre um processo de craqueamento onde se obtêm os gases eteno e propeno. Estes gases são transformados em resinas, polímeros,