Equilíbrio químico
PROF. AGAMENON ROBERTO
< 2011 >
Prof. Agamenon Roberto
EQUILÍBRIO QUÍMICO
www.agamenonquimica.com
2
EQUILÍBRIO QUÍMICO
REAÇÕES OU PROCESSOS REVERSÍVEIS São reações ou processos que reagentes e produtos são consumidos e produzidos ao mesmo tempo. Os reagentes e produtos destas reações são separados por uma dupla seta.
CONSTANTE DE EQUILÍBRIO EXPRESSA EM TERMOS DE CONCENTRAÇÃO (KC) Vamos considerar uma reação reversível genérica:
aA
+ bB <
1 2
> cC
+ dD
No equilíbrio teremos v1 = v2, como:
N 2 O4 ( g ) <
> 2 NO 2 (g )
a b v1 = k 1 [ A ] [ B ] e c d v2 = k 2 [ C ] [ D ]
Portanto:
A reação que ocorre da esquerda para a direita chama-se REAÇÃO DIRETA. A reação que ocorre da direita para a esquerda chama-se REAÇÃO INVERSA. EQUILÍBRIO QUÍMICO No início da reação a velocidade direta é máxima, pois temos uma maior concentração do reagente e, a velocidade da reação inversa é nula, pois não temos, ainda, um produto. À medida que a reação se processa a velocidade da reação direta diminui e da reação inversa aumenta. velocidade v1
c a d b k1[ A ] [ B ] = k2 [ C ] [ D ] k1 k2
Onde:
=
c d [ C ] [ D] a b [ A] [B]
k1 k2
Então teremos:
= Kc
v1 = v2
c d [ C ] [ D] Kc = a b [ A] [ B ]
Observe
tempo
v2
que
KC dos
corresponde produtos
a e
uma no
expressão em que no numerador aparecem as concentrações denominador as dos reagentes. Observações: • O valor de KC depende da reação considerada e da temperatura, e independe das concentrações iniciais dos reagentes. •
No momento em que as duas velocidades se igualam dizemos que a reação química atingiu o EQUILÍBRIO QUÍMICO e, as concentrações dos seus participantes permanecem constantes.
concentração
NO2 N 2 O4 tempo
•
A constante de equilíbrio é tratada como um número puro, isto é, sem unidades. Líquidos e sólidos puros, que não fazem parte de solução, não constam da expressão da constante de equilíbrio.
Prof. Agamenon Roberto
EQUILÍBRIO QUÍMICO
www.agamenonquimica.com
3
Exemplo:
N