Ação dos ventos
Fatores que influenciam o intemperismo
*Velocidade
*Quantidade de partículas transportadas
*Constância
*Sentido
*Qualidade da rocha
Tipos de deserto Rochoso (hamada) Superfície rochosa exposta, ocorrendo solapamento constante. Pedregoso (reg) Superfície coberta por fragmentos; predominam os seixos (com menos de 25 cm de diâmetro) e os matacões (com mais de 25 cm de diâmetro). Esses seixos e matacões são denominados ventifactos.
. Arenoso (erg) Formam-se as dunas e os campos de areia.
Obs.: 1/5 dos desertos é coberto por areia.
Fases do deserto *Juvenil
Grandes elevações (deserto rochoso). *Maduro Diminuição das elevações e grande quantidade de seixos, matacões e areia (deserto pedregoso).
*Senil
Grandes áreas aplainadas (deserto arenoso). Neste tipo de deserto encontramos rochas resistentes chamadas inselbergs.
* Lagos desérticos São temporários. Formam-se em bacias desérticas. Pela ação do vento o nível da superfície do terreno alcança o nível freático. Posteriormente, outros materiais são depositados ritmicamente, soterrando o lago. Ocorre evaporação da água e formam-se depósitos. Formação de lago desértico
* Oásis É necessário que, no lugar onde ocorreu a ação do vento, com a formação de uma depressão que alcança o nível freático, existam rochas. Essas rochas irão proteger as sementes contra a ação do próprio vento.
Com a presença da água, as sementes vão germinar, produzindo vegetais que servirão de proteção contra o vento. Com isso, o lago não