perguntas
Estrutura de repetição
São muito comuns as situações em que se deseja repetir um determinado trecho de um programa.
Por exemplo, pode-se citar o caso em que se deseja realizar um mesmo processamento para conjuntos de dados diferentes, como no caso do processamento de folha de pagamentos de uma empresa em que o mesmo cálculo é efetuado para cada um dos funcionários.
As estruturas de repetição denominadas Laços (Loops).
são
também
1
30/03/2014
Essa repetição pode estar vinculada a quantidade de vezes que se deseja repetir o trecho de instruções (PARA) ou a um teste lógico para parada, sendo que este pode ser efetuado no início
(ENQUANTO) ou no fim (REPITA) do bloco de instruções. Quando o teste é feito no início (ENQUANTO), as instruções do bloco são executadas enquanto a condição testada for verdadeira, sendo assim, pode acontecer das instruções contidas dentro do bloco não serem executas nenhuma vez.
Por outro lado, quando o teste é realizado no final do bloco, as instruções são executadas no mínimo uma vez, visto que o teste a ser realizado fica após as instruções contidas no laço de repetição.
Nesta estrutura (REPITA) a repetição é finalizada quando o teste for verdadeiro, ou seja, o algoritmo fica executando as instruções que estiverem dentro deste laço enquanto o teste for falso.
2
30/03/2014
Estrutura de repetição com teste lógico no início (Enquanto) enquanto CONDICAO faca instrucao1 instrucao2 fimenquanto instrucao3
Estrutura de repetição com teste lógico no início (Enquanto)
No início da estrutura de repetição a CONDICAO é testada. Se o resultado do teste for verdadeiro, as instruções
(instrucao1 e instrucao2) são executadas e novo teste de CONDICAO será realizado, o que prossegue até que o teste produza um resultado falso, quando o fluxo do algoritmo prossegue para a primeira instrução após o fimenquanto (instrucao3).
3
30/03/2014
Uso de estrutura de