Estudos Disciplinares
Pergunta 1
Leia o seguinte texto:
“Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança. (...) Os contos de fadas são ímpares, não só como uma forma de literatura, mas como obras de arte integralmente compreensíveis para a criança, como nenhuma outra forma de arte o é."
(BETTELHEIM. Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004, p. 20)
Disponível em .
Acesso em 24 mai. 2012.
Considere as afirmativas a seguir:
I. A literatura infantil deve, obrigatoriamente, entreter a criança. Em função disso, os textos para crianças devem evitar a densidade emocional, bem como os fatos da realidade que possam constranger o leitor.
II. Os contos de fada, por criarem um ambiente de fantasia, não podem ser usados com o objetivo de educar, mas tão somente o de divertir.
III. A literatura infantil deve permitir à criança o desenvolvimento de sua personalidade, incentivando a criatividade e a autonomia na interpretação da realidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
e. III.
0,5 pontos
Pergunta 2
Leia o texto e marque a alternativa correta.
“A construção da leitura na sala de aula merece cuidados especiais por parte do professor. O livro de literatura é um objeto de arte com características particulares oriundas de uma experiência criadora. Enquanto arte da palavra, o texto literário semeia diversos sentidos na busca de um cultivo plural de leituras. Cabe a cada leitor a cultura desse solo criativo de descampado feitio. O ato de ler atualiza esse processo revelador da arte da palavra desenvolvendo a expressão do sujeito leitor numa dimensão crítico-reflexiva. É nessa perspectiva,